Apurado pelo site Politifact 🇺🇸
O presidente eleito Donald Trump estabelecerá um comitê consultivo não governamental para cortar regulamentações e gastos do governo — e todos os programas federais estão na mesa, de acordo com alguns líderes republicanos. Mas alguns usuários de mídia social estão falsamente alegando que o novo líder da maioria no Senado dos EUA já mirou na Previdência Social.
“ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Após reunião com Elon Musk, o líder republicano, senador John Thune, anuncia planos para cortar a Previdência Social”, dizia uma publicação do X compartilhada em 5 de dezembro no Instagram. “Tirem as mãos dos nossos benefícios conquistados!”
A publicação foi feita depois que os executivos de alto escalão Elon Musk e Vivek Ramaswamy, escolhidos por Trump para liderar o que ele chamou de Departamento de Eficiência Governamental, se encontraram com legisladores no Capitólio dos EUA em 5 de dezembro para debater o que poderia estar na pauta de corte.
A postagem original do X tinha um videoclipe sobre a visita de Musk e Ramaswamy ao Capitólio.
Nele, Julie Tsirkin, correspondente do Congresso da NBC News, relatou que o novo líder da maioria no Senado, John Thune, RS.D., se encontrou com Musk e disse a ela que “talvez programas obrigatórios sejam áreas nas quais eles estejam procurando fazer cortes, como a Previdência Social, por exemplo”…
Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸