Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Circula nas redes sociais um vídeo em que representantes do Parlamento Europeu supostamente celebram o lançamento de mísseis americanos para atacar a Rússia. No entanto, isso é falso. As imagens virais correspondem a uma intervenção virtual de Zelensky “durante os mil dias da invasão russa da Ucrânia”.
Circula nas redes sociais um vídeo em que representantes do Parlamento Europeu aplaudem uma intervenção virtual do presidente ucraniano, Volodomir Zelensky. As mensagens que compartilham a peça afirmam que supostamente celebram o lançamento de mísseis americanos da Ucrânia para a Rússia. Mas isso é falso.
O vídeo viral foi gravado em 19 de novembro de 2024, durante um discurso de Zelensky perante o Parlamento Europeu “pelos mil dias da invasão russa da Ucrânia”.
De acordo com a transcrição oficial do discurso, Zelensky menciona a certa altura do seu discurso que “a Rússia deve ser privada da sua capacidade de produzir mísseis”. No entanto, não se refere ao alegado lançamento de mísseis dos EUA.
Circula nas redes sociais um vídeo em que representantes do Parlamento Europeu se levantam para aplaudir dentro de um recinto, enquanto observam um ecrã onde aparece o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
Segundo usuários, as imagens teriam sido gravadas durante uma ovação ao presidente pelo lançamento de mísseis norte-americanos vindos da Ucrânia para atacar a Rússia.
“Aplausos no Parlamento Europeu pela aprovação do lançamento de mísseis americanos da Ucrânia para atacar a Rússia. Se a Terceira Guerra Mundial estourar, essa escória e suas famílias deveriam ser os primeiros a serem enviados para o front”, diz um dos posts no X…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷