Falso: Havan não encerrará atividades no Brasil; post distorce fala de Hang

Apurado pelo site UOL Confere

Publicações compartilhadas nas redes sociais retiram de contexto uma declaração do empresário Luciano Hang, dono da Havan, dando a entender falsamente que ele encerraria as atividades da rede de lojas no Brasil.

No conteúdo original, publicado em 2022, Hang falava do possível impacto em seus negócios caso o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vencesse Jair Bolsonaro (PL), apoiado pelo empresário, nas eleições presidenciais daquele ano.

“Luciano Hang ‘não devo mais investir no país'”, diz um texto no topo da publicação.

Abaixo, há um vídeo de uma entrevista de Hang. “Novos negócios não vou fazer. Não devo crescer, não devo mais investir no país. Eu vou cuidar da minha vida. Pela primeira vez, eu vou pensar não no coletivo e pensar em mim. (…) É muito triste que um país desse tamanho, com tantas possibilidades… Quem vai investir em um país que vai quebrar lá na frente?”, diz o empresário.

A mensagem “Havan vai fechar tudo e ir embora do Brasil #FAZUELI” em destaque completa o post, que não faz qualquer menção sobre a data da entrevista do empresário.

Entrevista de Hang tem dois anos e trecho foi retirado de contexto. Por meio de busca reversa (aqui), verifica-se que o trecho utilizado nos posts desinformativos foi retirado da participação de Hang no podcast Os Sócios. O empresário foi entrevistado na 103ª edição do programa, transmitido ao vivo em 28 de outubro de 2022, dois dias antes do segundo turno das eleições presidenciais (aqui, com a íntegra da entrevista, e abaixo)…

Veja a apuração completa no site UOL Confere