Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que o presidente Lula morreu após ter uma hemorragia cerebral, como afirmam publicações nas redes. Lula apresentou, de fato, uma hemorragia intracraniana decorrente de uma queda que sofreu em outubro. Ele foi operado às pressas em São Paulo na madrugada desta terça-feira (10). Embora esteja internado, o Hospital Sírio-Libanês e a equipe médica afirmam que o presidente está consciente e seu quadro de saúde é estável.
As publicações enganosas somavam centenas de compartilhamentos no X até a tarde desta terça-feira (12).
Posts nas redes mentem ao afirmar que o presidente Lula morreu após sofrer uma hemorragia cerebral. O presidente foi operado às pressas durante a madrugada desta terça (10) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Em entrevista coletiva realizada nesta manhã, a equipe médica que operou Lula afirmou que o presidente está consciente, conversando, se alimentando, e seu quadro de saúde é estável.
Ainda segundo a equipe, Lula não apresentou sequelas nem sofreu comprometimento das funções cerebrais.
Assessores afirmam que o presidente vinha se queixando de dores de cabeça desde a última sexta-feira (6). Na segunda-feira (9), o presidente foi levado à unidade do Hospital Sírio-Libanês em Brasília, para realizar uma ressonância magnética, que mostrou uma hemorragia intracraniana em razão de uma queda que sofreu em casa em 19 de outubro. Na data, Lula caiu no banheiro e levou pontos na nuca.
Lula foi transferido às pressas para a unidade de São Paulo do Sírio-Libanês, onde foi operado para drenagem de hematoma. O primeiro boletim médico divulgado às 4h da manhã já informava que Lula estava bem e monitorado em UTI…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos