Falso: O plano do presidente eleito Donald Trump ‘de acabar com a cidadania por direito de nascença significaria que (quatro) de seus filhos não seriam considerados cidadãos americanos’.

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

O presidente eleito Donald Trump, em uma entrevista de 8 de dezembro no programa “Meet the Press” da NBC, prometeu novamente acabar com a cidadania por direito de nascença, consagrada na 14ª Emenda da Constituição, que diz que todas as pessoas nascidas nos Estados Unidos são cidadãos americanos.

Críticos do plano de Trump nas redes sociais o acusaram de hipocrisia, dizendo que se a cidadania por direito de nascença não existisse, quatro de seus filhos não seriam cidadãos americanos porque suas mães não eram cidadãs americanas na época de seus nascimentos.

“O plano de Trump de acabar com a cidadania por direito de nascença significaria que quatro de seus filhos não seriam considerados cidadãos americanos”, dizia  uma publicação no Threads de 8 de dezembro.

A postagem continuou dizendo que Donald Trump Jr. nasceu em 1977, Ivanka Trump em 1981 e Eric Trump em 1984, e que sua mãe, Ivana Trump, se tornou cidadã americana em 1988. Barron Trump nasceu em março de 2006 e sua mãe, Melania Trump, se tornou cidadã em julho de 2006.

Esta publicação foi sinalizada como parte dos esforços da Meta para combater notícias falsas e desinformação em seu Feed de Notícias. (Leia mais sobre nossa parceria com a Meta , dona do Facebook, Instagram e Threads.)..

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸