Verificado: Javier Milei e sua promessa por um ano como presidente: ‘Vamos fazer o Estado arcar com o ajuste’

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Segundo dados oficiais, até 7 de setembro de cada 10 pesos dos cortes feitos pelo governo nacional afetavam o setor privado, enquanto apenas 3 impactavam o Estado.
O Presidente assegurou-o durante o debate presidencial para a segunda volta de 2023 contra o candidato da Frente de Todos e então ministro da Economia, Sergio Massa.

Segundo dados oficiais, até 7 de outubro de cada 10 pesos dos cortes feitos pelo governo nacional afetavam o setor privado, enquanto apenas 3 impactavam o Estado. 

Além disso, os especialistas consultados consideraram que o corte nas contas do Estado afecta também o sector privado, quer pela quebra de verbas atribuídas ao sistema de pensões, quer pela suspensão de obras públicas. 

No debate presidencial para o segundo turno de 2023, o então candidato do La Libertad Avanza e atual presidente da Nação, Javier Milei, garantiu : “Vamos fazer com que o ajuste caiba no Estado”. 

Um ano depois de assumir o cargo de presidente, esta promessa “não foi cumprida”. Ao realizar um detalhamento dos dados oficiais de execução orçamentária, verifica-se que até outubro de 2024, 72,3% do corte nos gastos públicos afetou o setor privado , enquanto os restantes 27,7% recaíram sobre o que poderia ser considerado despesas do governo do Estado…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷