Verificado: Relatório de autoridades eleitas americanas sobre COVID: contexto adicional

Apurado pelo site Radio Canada 🇨🇦

A divulgação do relatório de uma subcomissão especial do Congresso Americano (Nova janela)sobre diferentes aspectos da pandemia provoca fortes reações nas redes sociais e na mídia.

Alguns consideram isso uma confirmação de que as vacinas eram prejudiciais, embora ele não diga nada sobre isso. Outros inferem que o SARS-CoV-2 foi criado em laboratório, embora o relatório não forneça novas provas nesse sentido.

O relatório do subcomité conclui, entre outras coisas, que o vírus que causa a COVID-19 provavelmente surgiu de um laboratório em Wuhan, na China. Alega também que o então diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA, Dr. Anthony Fauci, tentou ocultar esta informação.

Ele também critica várias das medidas das instituições americanas durante a pandemia: os gastos do governo, bem como as consequências sociais e económicas dos confinamentos – particularmente no que diz respeito ao encerramento de escolas – estão entre os temas recorrentes.

Os republicanos eram maioria neste subcomitê e o lideravam. O relatório de 520 páginas foi escrito sob a direção do republicano Brad Wenstrup, presidente do subcomitê.

No entanto, os membros democratas deste subcomité rejeitam algumas das conclusões do relatório (Nova janela)e acredito que o exercício não conseguiu lançar luz significativa sobre as questões que pretendia abordar…

Veja a apuração completa no site Radio Canada 🇨🇦