Verificado: Jornalista não chorou por suposto interesse de Musk em comprar canal de TV

Apurado pelo site UOL Confere

A jornalista Rachel Maddow não chorou ao vivo ao saber que o milionário Elon Musk pretendia comprar a emissora de TV norte-americana MSNBC, na qual ela trabalha, como afirmam posts compartilhados nas redes sociais.

O vídeo que circula nas publicações enganosas é de 2018 e mostra Rachel se emocionando com uma reportagem sobre bebês e crianças de imigrantes levados à força para abrigos no Texas.

A publicação traz um vídeo que mostra Rachel chorando em um programa de TV. A jornalista tenta pronunciar uma frase, mas, visivelmente emocionada, não consegue completá-la e pede desculpas. Ela pede para que seja exibido uma imagem, e é veiculado um post de Musk com um meme sobre seu interesse em comprar a MSNBC. “Acho que não tenho que interferir nisso”, diz a âncora na sequência.

Abaixo, há o seguinte texto: “Jornalista chora ao saber que Elon Musk pode comprar emissora onde trabalha”. Uma foto do empresário completa a postagem.

Rachel Maddow chorou ao noticiar crianças sendo retiradas à força dos pais. Uma busca reversa por imagem (aqui) revela que o trecho do vídeo utilizado nas peças desinformativas foi retirado do programa The Rachel Maddow Show, da MSNBC. Nele, a jornalista comenta uma reportagem veiculada pela agência de notícias Associated Press que mostrou bebês e crianças sendo retirados à força de seus pais na fronteira dos EUA com o México e levados para abrigos no Texas, com a chancela do governo do então presidente Donald Trump (aqui, em inglês). O vídeo original não faz qualquer menção a Elon Musk ou a um suposto interesse do empresário em comprar a MSNBC.

Vídeo original é de 2018 e não traz post de Musk. A reportagem da AP foi publicada em 20 de junho de 2018, mesma data na qual a citada edição do programa de Rachel Maddow foi ao ar (aqui e abaixo, em inglês). No trecho original em que pede a entrada de uma imagem, a jornalista diz: “Ponham uma imagem disso. Obrigada. Temos? Não”. Em seguida, ela começa a ler a notícia (a partir de 0:29). Em momento algum é inserida qualquer postagem de Musk…

Veja a apuração completa no site UOL Confere