Apurado pelo site Fato ou Fake
Publicação mentirosa recicla mensagem falsa já checada em 2018. Presidente da Comissão de Anistia explica que Miriam não foi anistiada e nem pediu anistia.
Circula nas redes sociais uma mensagem que mostra imagens da jornalista Miriam Leitão acompanhada de texto que afirma que ela foi acusada de assalto e anistiada pela ditadura. É #FAKE.
— Foto: g1
O texto falso diz: “Amélia foi anistiada pela Lei da Anistia. Acusada de assaltos a agências bancárias com revólver 38 na mão. Não devolveu o dinheiro e nem foi presa. Agora resolve dizer não à anistia dos patriotas que estavam com a Bíblia nas mãos. Amélia trabalha na Globo.”
A publicação falsa recicla uma imagem igualmente falsa e já checada pelo Fato ou Fake que mostra uma foto de Miriam acompanhada do texto: “Foto do julgamento do assalto ao Banco Banespa da Rua Iguatemi, em São Paulo, ocorrido no dia 06/Outubro/1968. A assaltante usava um revólver calibre 38 e junto com seus comparsas levaram mais de 80 mil cruzeiros, que seria equivalente a R$ 800.000. Alguém conhece a assaltante?”
Miriam Leitão nunca foi presa e processada por roubo a mão armada. É falso que a jornalista tenha participado de um assalto à agência do Banespa, em São Paulo, em outubro de 1968…
Veja a apuração completa no site Fato ou Fake