Apurado pelo site E-Farças
Suposta interpretação do refrão de uma das músicas de Tim Maia viraliza nas redes sociais e levanta a dúvida: o correto é “Acende o Farol” ou “Send Far All”?
A trend ganhou força em postagens no TikTok e nas demais redes sociais de vídeo no final de novembro de 2024. Segundo o que se espalhou, a canção “Acende o Farol”, eternizada na voz de Tim Maia, estaria sendo cantada errada há tempos, pois o correto seria “Send Far All” – gíria em inglês para “Mandar para Longe”.
Será que isso é verdade mesmo?
A canção “Acenda o Farol”, de Tim Maia, foi lançada em 1978 no álbum Disco Club e, como o próprio título e refrão deixam claro, o correto mesmo é “acender o farol”, algo que pode ser interpretado como uma metáfora para clarear o caminho, tomar consciência ou iluminar uma situação complicada, especialmente em momentos de dificuldade ou mudança.
Cada um entende uma obra de arte de forma única e como o próprio Tim Maia nunca se pronunciou a respeito do que ele quis dizer com “acender o farol”, as interpretações podem ser inúmeras. No entanto, o contexto da música trata basicamente de superação emocional ao lidar com situações inesperadas com otimismo, como um “pneu furado” ou o fim de um relacionamento.
Procuramos por outras possíveis interpretações da letra de Acenda o Farol e uma que chamou atenção é que Tim Maia esteja fazendo alusão ao baseado, cigarro de maconha usado com a intenção de relaxar em momentos de tensão.
Assista ao resumo dessa checagem em vídeo:
Aqui o vídeo dessa canção, publicada no canal oficial do Tim Maia no YouTube:
Tim Maia foi para os Estados Unidos em 1959, aos 17 anos, e ficou morando 4 anos por lá, até ser preso por roubar gasolina e por porte de drogas, sendo deportado de volta para o Brasil. Essa temporada no exterior ajudou a moldar a carreira do artista, que compôs várias músicas em inglês. No entanto, não há nenhuma comprovação de que ele tenha feito “Acenda o Farol” como “send far all”. Aliás, “send far all” sequer é uma gíria norte-americana…
Veja a apuração completa no site E-Farças