Verificado: Não, o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, não ordenou ao governo nigeriano que libertasse o líder separatista de Biafra, Nnamdi Kanu

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

RESUMINDO: Um vídeo circulando online mostra o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, supostamente pedindo ao governo nigeriano que liberte Nnamdi Kanu. Mas Trump nunca fez tal declaração; o vídeo é um deepfake.

Biafra é uma região no sudeste da Nigéria. Sua secessão em 1967 desencadeou uma guerra civil de 30 meses.Ipob é um grupo que busca a restauração de Biafra. 

No vídeo , Trump pode ser ouvido dizendo: 

Hoje, estou pedindo ao governo nigeriano que liberte imediatamente o Sr. Nnamdi Kani, que foi detido em circunstâncias que levantaram questões de imparcialidade, direitos humanos e justiça básica. A detenção de Nnamdi Kanu já dura há muito tempo e é hora de o governo nigeriano respeitar os princípios da liberdade e do estado de direito. 

Observei a situação de perto e vi como ela provocou profunda dor, raiva e frustração entre muitos nigerianos que sentem que seus direitos e vozes estão sendo suprimidos. Agora, deixe-me ser claro, se o Sr. Nnamdi Kanu não for libertado até 31 de novembro de 2024, minha administração iniciará o processo de retirada da ajuda médica, financeira e humanitária que fornecemos à Nigéria…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦