FALSO: É falso que vídeo mostra fraude em eleição para presidente do Senado

Gravação que circula nas redes foi manipulada. Na ocasião, a senadora do Maranhão Eliziane Gama (PSD) derrubou um dos envelopes utilizados na votação e o devolveu para a mesa. Todas as cédulas foram rubricadas pelo presidente da mesa e pelo primeiro secretário e contadas antes e depois da votação.

Apurado pelo site Lupa

Circula pelas redes sociais e em grupos de WhatsApp um vídeo com trechos da eleição para a presidência do Senado Federal, realizada na última quarta-feira (1º), que resultou na reeleição de Rodrigo Pacheco (PSD) para o cargo. As imagens mostram uma mulher supostamente trocando um dos envelopes utilizados durante a votação. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

“OLHA AÍ O ROUBO NA CARA, NÃO VÊ QUEM NÃO QUER!!!!”

A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo que circula nas redes é um trecho extraído da transmissão da TV Senado durante a eleição para a presidência do Senado. Na ocasião, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) apenas derrubou um dos envelopes utilizados na votação e o devolveu para a mesa. Em nota, o Senado informou que “há impossibilidade lógica da ocorrência de qualquer troca de envelopes, visto que a quantidade de envelopes depositada corresponde ao número de votantes”.

Nas imagens é possível ver que, ao pegar um dos envelopes, ela esbarra o papel em outro, derruba-o, abaixa-se para pegá-lo e retorna com os dois envelopes, colocando-os de volta na mesa. Tudo acontece em um intervalo de apenas 6 segundos (trecho 2:03:12 a 2:03:18)…

Veja a apuração completa no site Lupa