Apurado pelo site Radio Canada 🇨🇦
É preciso mais do que gravar um simples “sim, olá” para frustrar os sistemas de reconhecimento de voz dos grandes bancos, garantem vários especialistas em segurança cibernética entrevistados por Les Décrypteurs . É melhor seguir um conjunto básico de dicas para proteger suas contas, embora os grandes bancos devam fazer um trabalho melhor para proteger seus clientes vítimas de fraude, dizem esses especialistas.
Existem milhões de quebequenses que atendem isso ao telefone. Se dissermos que devemos mudar coletivamente a forma como falamos porque isso abre a porta para fraudadores, acho que estamos atacando o problema errado , acredita o chefe da equipe de pesquisa sobre ameaças cibernéticas direcionadas da Proofpoint, Alexis Dorais-Joncas. Além disso, ele não planeja parar de usar essa saudação telefônica tão cedo.
A preocupação que você deve ter ao atender o telefone é que você pode estar conversando com golpistas. Assim que conseguirem comunicar connosco, tentarão manipular-nos, stressar-nos e manter-nos num estado de ansiedade que tornará mais fácil para eles nos fraudarem , alerta Simon Marchand, especialista em prevenção de fraudes e consultor sênior de fraudes da GeoComply.
A ideia de que o sim, olá deveria ser proibido provocou diversas reações nas redes sociais e na mídia na semana passada, após a publicação de um artigo no La Presse (Nova janela). O diário publicou um segundo artigo (Nova janela)que se aprofunda no assunto na quarta-feira.
No artigo original, foi relatado que uma mulher teve recusado reembolsos de transferência da Interac totalizando US$ 6.000 para uma empresa de criptomoeda. O atendimento ao cliente do National Bank supostamente o criticou por usar as palavras sim, olá ao atender o telefone.
Contactado pelos Decrypteurs, o Banco Nacional recusou-se a comentar este caso específico por razões de confidencialidade. No entanto, não temos nenhum conselho específico sobre as palavras a dizer ao atender o telefone , disse o consultor sênior de assuntos públicos do Banco Nacional, Alexandre Guay…
Veja a apuração completa no site Radio Canada 🇨🇦