Apurado pelo site AAP 🇦🇺
AAP FACTCHECK – Postagens nas redes sociais estão afirmando falsamente que dados demográficos mostram que a população de Gaza cresceu desde 7 de outubro de 2023, apesar de dezenas de milhares de palestinos terem sido mortos na guerra entre Israel e Hamas.
O número amplamente compartilhado online é uma projeção de crescimento populacional para Gaza calculada em agosto de 2023 e não leva em conta as mudanças populacionais desde então.
Uma publicação no Facebook que faz a afirmação apresenta um gráfico de barras comparando mudanças populacionais durante genocídios históricos.
“A população de Gaza aumentou em 2,02% ou 43.000 pessoas desde 7 de outubro de 2023. Todos os genocídios históricos tiveram reduções populacionais de 25% ou mais. Fonte: The World factbook,” dizia a legenda.
O primeiro exemplo da alegação parece ser uma postagem de 19 de novembro do Visegrad 24, um agregador de notícias polonês cujas alegações já foram desmascaradas .
Muitas postagens apontavam para o The World Factbook , um recurso de referência produzido pela Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA) com informações e estatísticas sobre os países do mundo…
Veja a apuração completa no site AAP 🇦🇺