Apurado pelo site Aos Fatos
Uma imagem que mostra o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, hospitalizado foi gerada por inteligência artificial. Um site da Jordânia publicou a imagem em junho de 2023 e apontou na legenda que o conteúdo foi gerado por IA. Aos Fatos não identificou qualquer registro recente na imprensa nacional e internacional sobre alguma hospitalização de Netanyahu em novembro.
Publicações com o conteúdo enganoso circulam no X (ex-Twitter) e no TikTok em português. Versões da postagem falsa também foram compartilhadas em outros idiomas, como inglês, turco e árabe.
Foi gerada por inteligência artificial uma imagem que mostra o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, deitado em uma maca hospitalar e usando uma máscara de oxigênio. Um site da Jordânia publicou a imagem em junho de 2023 e apontou na legenda que o conteúdo foi gerado por IA. Aos Fatos também não encontrou notícias recentes sobre uma internação do premiê israelense.
A imagem falsa voltou a ser compartilhada no último dia 17. Ferramentas que identificam indícios de manipulação digital também confirmaram que o registro não é real.
Apesar das alegações de que o primeiro-ministro de Israel teria sido internado, não foram publicadas novas informações sobre o quadro médico de Netanyahu nos canais ligados ao político (). Na última semana, quando a peça voltou a circular, o premiê discursou no plenário do Knesset, parlamento israelense (veja abaixo).
A mais recente hospitalização de Netanyahu aconteceu em março deste ano, quando o premiê de Israel passou por uma cirurgia de hérnia. Antes disso, em julho de 2023, o político israelense foi internado duas vezes: uma por um quadro de desidratação e outra para uma cirurgia cardíaca para colocar um marca-passo (veja )…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos