Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que o empresário Elon Musk comentou recentemente em um podcast os xingamentos proferidos contra ele pela primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, em um painel do G20 Social, em novembro deste ano. As publicações enganosas inserem uma dublagem falsa na gravação original de Musk, feita em 2023 — antes, portanto, da ofensa de Janja.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 1,5 milhão de visualizações no TikTok até a tarde desta quarta-feira (27). Alcançaram 57 mil espectadores no YouTube e ainda circulam no Facebook.
Um vídeo antigo com dublagem falsa tem sido compartilhado nas redes como se mostrasse um comentário feito por Elon Musk sobre as ofensas proferidas contra ele por Janja durante o Cria G20, que aconteceu no G20 Social, no último dia 16. O conteúdo enganoso insere uma suposta tradução para o português em que o bilionário chama o comportamento da primeira-dama de “antiético” e “desnecessário”.
Aos Fatos encontrou o vídeo original por meio de uma busca reversa de imagens e constatou que o registro completo foi publicado no YouTube no dia 27 de junho deste ano. A gravação da participação do empresário no podcast Joe Rogan Experience (veja abaixo), no entanto, aconteceu no dia 30 de outubro de 2023, e a versão em áudio está disponível no Spotify desde o dia 31 de outubro do mesmo ano.
Na ocasião, Musk comentava sobre suas empresas SpaceX e Tesla. No trecho usado pelas peças falsas, o bilionário respondia a uma pergunta sobre como são escolhidos os locais para os lançamentos da SpaceX. Em nenhum momento, entretanto, há qualquer menção a Janja ou ao Brasil…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos