Verificado: Alberto Fernández e sua promessa como presidente: ‘Vamos recuperar o Ministério da Ciência’

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

O ex-presidente concedeu o posto de ministério ao então Ministério da Ciência, e aumentou os investimentos no setor ano após ano. Em novembro de 2023, último mês completo do mandato, os salários do Conicet eram inferiores aos de 2015, mas superiores aos do governo Cambiemos.
Em dezembro de 2019, o agora ex-presidente concedeu o título de ministério à então Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Além disso, o Congresso aprovou a Lei de Financiamento do Sistema Nacional de Ciência, que estabeleceu um aumento no orçamento com a meta de atingir 1% do PIB em 2032, e o governo nacional aumentou o investimento no setor ano após ano.

Em 2023, os salários dos pesquisadores e bolsistas do Conicet eram inferiores aos de 2015, mas superiores aos do governo Cambiemos.

Durante a campanha eleitoral de 2019, a Frente de Todos prometeu “recuperar o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva e colocar o Conicet de pé”. A equipe do Chequeado incluiu essa promessa em sua lista a pedido da comunidade, que votou em pesquisa online nas redes sociais para que ela fosse verificada.

No final do seu mandato, a promessa de Fernández está “cumprida ” . Após assumir a presidência, o ex-presidente regulamentou uma nova Lei Ministerial na qual concedeu o título de ministério à então Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. 

..

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷