Verificado: Alberto Fernández e a promessa: ‘Desdolarizaremos as taxas’

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

A Frente de Todos prometeu durante a campanha presidencial de 2019 que, se se tornasse governo, as taxas do serviço público não acompanhariam a evolução do dólar. Os dados mostram que o preço do dólar sempre subiu acima dos aumentos das taxas registradas.
A Frente de Todos prometeu durante a campanha presidencial de 2019 que, se se tornasse governo, as taxas do serviço público não acompanhariam a evolução do dólar.

Os dados mostram que o preço do dólar sempre subiu acima dos aumentos das taxas registradas.

Além disso, a variação do índice salarial calculado pelo INDEC também foi superior aos reajustes tarifários ocorridos no mesmo período em qualquer uma de suas categorias.

A Frente de Todos prometeu durante a campanha presidencial de 2019 que, se se tornasse governo, as taxas do serviço público não acompanhariam a evolução do dólar. “Desdolarizaremos as taxas”, publicou no Twitter o relato da aliança que liderou Alberto Fernández como candidato à presidência .

– TOD☀️S (@FrenteDetodos) 31 de julho de 2019

Em dezembro de 2020, um ano após a posse de Fernández, a promessa já estava “cumprida ” . Um ano depois, a promessa continuava na mesma situação , e 2022 e 2023 não foram exceção: o preço do dólar oficial sempre subiu acima dos aumentos das taxas registradas…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷