Apurado pelo site Snopes
Durante anos, circulou um boato online de que uma versão animatrônica do ex-presidente dos EUA Donald Trump, que apareceu na atração Hall of Presidents do Walt Disney World, foi originalmente projetada para se parecer com Hillary Rodham Clinton, oponente de Trump na eleição presidencial de 2016.
Em 2024, por exemplo — nos meses anteriores à eleição de Trump para um segundo mandato não consecutivo — uma publicação X identificando ( arquivada ) a afirmação como a “teoria da conspiração mais idiota e de baixo risco” do autor da publicação recebeu cerca de 107.000 curtidas e 4.800 republicações no momento em que este artigo foi escrito.
O boato também apareceu ( arquivado ) em várias ( arquivado ) outras postagens do X ( arquivado ) em 2024, bem como no TikTok ( arquivado ) e no Reddit ( arquivado ).
Localizado no Magic Kingdom do Disney World, o Hall of Presidents foi inaugurado em 1971. Ele apresenta um pequeno show de palco realizado por versões animatrônicas de todos os presidentes dos EUA, até e incluindo o atual. Quando um novo presidente é eleito, o Hall normalmente fecha por um período de tempo para permitir que os Imagineers da Disney — o termo que a empresa usa para os funcionários envolvidos no design, construção e manutenção das atrações físicas da Disney — tenham tempo para preparar um novo animatrônico presidencial para o show.
De acordo com o rumor, os Imagineers da Disney estavam tão confiantes na vitória de Clinton em 2016 que começaram a trabalhar em um animatrônico baseado nela antes da eleição. Alegadamente, a vitória de Trump deixou os Imagineers lutando para refazer o bot Clinton à semelhança de Trump, resultando em um animatrônico que parecia ser um híbrido estranho dos dois políticos…
Veja a apuração completa no site Snopes