Falso: É falso que Milei se recusou a apertar mão de Lula no G20

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que o presidente argentino, Javier Milei, se recusou a apertar a mão do presidente Lula durante a Cúpula do G20, no Rio de Janeiro. As peças de desinformação recortam um trecho da transmissão ao vivo do evento e omitem que os dois chefes de Estado já haviam se cumprimentado minutos antes.

Posts que compartilham as imagens fora de contexto atingiram mais de 100 mil visualizações no Kwai até a tarde desta quinta-feira (21). O conteúdo enganoso também circula no Facebook e no Instagram.

Um vídeo que mostra Javier Milei posando para fotos ao lado de Lula durante o G20 tem circulado nas redes acompanhado de uma legenda enganosa que afirma que o argentino teria se recusado a apertar a mão do brasileiro. As peças de desinformação omitem que a gravação foi feita minutos após os dois líderes se cumprimentarem (veja abaixo).

Apesar de dizer que não negocia com comunistas, o argentino cumprimentou o presidente da China, Xi Jinping, como mostram registros do evento.

A participação de Milei na Cúpula do G20 foi destaque por sua oposição ao multilateralismo. A Argentina se opôs a pontos importantes da declaração final do evento, mas acabou por aderir à Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, proposta pelo governo brasileiro.

Este foi o primeiro encontro presencial entre Milei e Lula desde a eleição do argentino, em 2023. Simpático a Jair Bolsonaro (PL), o presidente argentino já fez diversas críticas a Lula, a quem chamou de “corrupto”…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos