Verificado: Colgate Peroxyl não é tóxico devido à presença de Peróxido de Hidrogênio nele. A alegação viral é enganosa.

Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳

Colgate Peroxyl, um conhecido enxaguante bucal para cuidados dentários e orais, também recomendado por médicos, virou assunto dos internautas recentemente. Pessoas foram encontradas levantando questões se usar o enxaguante bucal Colgate Peroxyl é seguro ou tóxico? 

A controvérsia surgiu por causa da presença de peróxido de hidrogênio como ingrediente no enxaguante bucal Colgate. Usuários de mídia social estão alegando que o peróxido de hidrogênio é tóxico por natureza e, como ingrediente no enxaguante bucal Colgate Peroxyl, torna o produto tóxico também. Até a Colgate esconde a verdade ao não embalar o produto em uma garrafa marrom. 

No entanto, o Fact Crescendo descobriu que a alegação era enganosa. O peróxido de hidrogênio é perigoso, mas foi aprovado pelo FDA e outros órgãos como um ingrediente seguro quando usado na concentração correta.

Facebook | Arquivo

Além disso, na seção de comentários da postagem, alguns usuários levantaram preocupações sobre o uso de propilenoglicol no produto. 

s- 

Primeiro, procuramos os ingredientes usados ​​para produzir o Colgate Peroxyl. De acordo com as informações disponíveis no site da Colgate , peróxido de hidrogênio 1,5% p/v. Água purificada, sorbitol 70% p/p (não cristalizante), propilenoglicol, poloxamer 338, polissorbato 20, salicilato de metila, levo-mental, sacarina sódica são os ingredientes. 

Portanto, fica claro que o Peróxido de Hidrogênio é usado para produzir Colgate. Mas a presença de Peróxido de Hidrogênio torna o enxaguante bucal tóxico? Vamos descobrir…

Veja a apuração completa no site Fact Crescendo 🇮🇳