FALSO: Não, a foto do cachorro resgatado não foi tirada após o terremoto na Turquia

Na segunda-feira passada, um terremoto de magnitude 7,5 e 7,8 atingiu o sudeste da Turquia e a Síria. Como consequência deste facto, começaram a circular 2 fotos de um cão que “encontrou o seu dono debaixo dos escombros”. Isto é falso.

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Na segunda-feira passada, um terremoto de magnitude 7,5 e 7,8 atingiu o sudeste da Turquia e a Síria. Como consequência deste facto, começaram a circular 2 fotos de um cão que “encontrou o seu dono debaixo dos escombros”.

Isto é falso. As imagens não são atuais, circulam pelo menos desde 2018, quando foram carregadas em um álbum intitulado “Cão em busca de feridos em ruínas após o terremoto”, do fotógrafo Jaroslav Noska.

Além disso, em 30 de outubro de 2020, as imagens foram atribuídas a um terremoto registrado na região do Mar Egeu, perto de Izmir, que causou o desabamento de vários prédios.

Na segunda-feira passada, um terremoto de magnitude 7,5 e 7,8 atingiu o sudeste da Turquia e a Síria. Em consequência deste facto, começaram a circular no Facebook e no Twitter 2 fotos de um cão , no meio dos escombros, juntamente com o seguinte texto: “Este cão encontrou o seu dono debaixo dos escombros após o terrível terramoto na Turquia” .

Isso é falso . As imagens – que tiveram quase 50 mil compartilhamentos no Facebook – circulam desde pelo menos 2018, quando foram carregadas em um álbum intitulado “Cão em busca de feridos em ruínas após o terremoto” , do fotógrafo Jaroslav Noska. 

Por meio de uma pesquisa reversa de imagens no Google, Chequeado verificou que as fotos já haviam circulado anteriormente nas redes sociais. Ou seja, não são atuais e não pertencem ao recente terremoto registrado na Turquia e na Síria…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷