Verificado: Vicky Dávila não tuitou ‘continuaremos usando Pegasus para mostrar a verdade’ em resposta a Uribe

Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴

“Nosso presidente falou e continuaremos usando o Pegasus para mostrar a verdade ”, diz um suposto tweet da ex-diretora da Semana e possível candidata presidencial, Vicky Dávila. A publicação aparentemente foi um retuíte com comentário a uma mensagem do ex-presidente Álvaro Uribe na qual apoia o uso do software espião Pegasus pelas forças de segurança. 

“São necessários mais Pegasus face a 2026. Paz sem segurança não funciona e ambas falham. Devemos nos preparar para que o país tenha segurança. A primeira é a determinação, a segunda é o apoio e carinho à Força Pública (…) Esperemos que a tecnologia mais avançada, mais pégasos que sejam utilizados sob a responsabilidade do Estado colombiano” (sic), indica o seu tweet. 

Estas declarações fazem parte da recente polémica sobre as alegações do presidente, Gustavo Petro, de ter sido interceptado durante a sua campanha com este programa adquirido em 2021, durante o mandato de Iván Duque. 

O chefe de Estado acusou Dávila pelos “ petrovídeos ”, gravações vazadas de uma reunião com sua equipe de campanha em 2022. Enquanto isso, os Estados Unidos disseram recentemente que financiaram spyware para esforços antitráfico de drogas. 

A captura de tela do suposto tweet do jornalista foi emcompartilhada @ElizbethCristi7 ) e §ilicon Valley® ( @Jlmedina168 ). Já verificamos esses perfis antes principalmente por desinformação a favor do governo Petro ( 1 , 2 , 3 , 4 , 5 , 6 , 7 , 8 )…

Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴