Apurado pelo site Cotejo 🇻🇪
Por Cotejo.info
No dia 10 de outubro, em entrevista ao meio venezuelano Runrunes , a ativista de direitos humanos Ligia Bolívar afirmou que “ o papel da ouvidoria é defender e não o que faz, está do lado do repressor ”.
Na entrevista concedida aos referidos meios de comunicação, o especialista abordou a situação dos menores detidos na Venezuela após as eleições presidenciais de 28 de julho, durante protestos de cidadãos.
Bolívar considera que “não há nenhum tipo de esforço por parte da defesa pública. Ele disse que não há provas de que um defensor público tenha fornecido provas de maus-tratos ou violações da lei venezuelana, apesar das repetidas reclamações de familiares.”
Alertou que familiares dos detidos denunciavam que o direito à defesa privada não estava a ser respeitado e que a Provedoria de Justiça deveria actuar. “Pode começar por ouvir as vítimas (…) Esta organização deve investigar, comunicar e alertar”, disse durante a conversa com Luis Ernesto Blanco, diretor editorial de Runrun.es, num espaço na rede social. na noite de 10 de outubro.
–..
Veja a apuração completa no site Cotejo 🇻🇪