Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que um vídeo mostra a vice-presidente e candidata derrotada à Presidência dos Estados Unidos, Kamala Harris, forjando uma ligação para um eleitor durante um comício. As publicações alegam que o fato de a câmera do celular ter sido acionada provaria que a chamada não estaria ocorrendo, mas isso não é verdade: o iPhone permite o uso concomitante de outros aplicativos durante ligações telefônicas.
As peças de desinformação acumulavam ao menos 50 mil curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook e no Threads até a tarde desta quinta-feira (7).
São enganosos os posts que afirmam que a vice-presidente Kamala Harris fingiu conversar com um eleitor por telefone durante um comício realizado no dia da eleição. As peças de desinformação alegam que o fato de a câmera estar acionada durante a conversa provaria que não havia ligação ativa, mas isso não se aplica ao iPhone.
De acordo com o manual da Apple, a partir da versão 12 do sistema operacional do aparelho é possível usar outros aplicativos durante uma ligação telefônica.
Além disso, a gravação completa do momento (veja abaixo) traz diversos indícios de que a ligação foi real:
..
Veja a apuração completa no site Aos Fatos