Falso: Não, estas imagens nos aeroportos não são de viajantes fugindo de Trump após as eleições nos Estados Unidos: foram tiradas em julho de 2024

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Circulam imagens que supostamente mostram aeroportos lotados de cidadãos fugindo dos Estados Unidos após a vitória de Donald Trump nas eleições de 5 de novembro de 2024. Isso é falso. As fotografias não são recentes e foram tiradas em aeroportos durante uma grande interrupção dos sistemas informáticos.
Circulam imagens que supostamente mostram aeroportos lotados de cidadãos fugindo dos Estados Unidos após a vitória de Donald Trump nas eleições de 5 de novembro de 2024. Isso é falso.

As fotografias não são recentes e foram tiradas fora de contexto. Através de uma pesquisa reversa de ambas as imagens, conclui-se que foram publicadas originalmente em julho de 2024.

Ambas as fotografias foram tiradas em aeroportos durante uma interrupção massiva dos sistemas informáticos que afetou globalmente as operações de companhias aéreas, bancos e meios de comunicação.

“ Aeroportos dos EUA lotados de viajantes que fogem de Trump . Principais destinos, Cuba, Venezuela e Coreia do Norte”, indica um conteúdo no X (antigo Twitter) publicado em 6 de novembro de 2024 que inclui 2 imagens de pessoas esperando em aeroportos. Mas é falso que estas imagens, que se tornaram virais, sejam de pessoas que fogem dos Estados Unidos após a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de 2024 .

Ambas as fotografias foram tiradas em julho de 2024, durante uma grande interrupção global do computador .

A Factchequeado realizou uma busca reversa no Google Lens para ambas as fotografias. A primeira foi publicada originalmente em 19 de julho de 2024 na agência de notícias Getty Images …

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷