Apurado pelo site Snopes
Um boato que circulou amplamente online em novembro de 2024 afirmava que a cantora e compositora Beyoncé anunciou um boicote à realização de shows em estados republicanos — aqueles que votaram no presidente eleito republicano dos EUA, Donald Trump.
Usuários compartilharam o rumor nos dias seguintes à vitória da reeleição de Trump . Beyoncé havia apoiado a campanha presidencial da vice-presidente democrata Kamala Harris no final de outubro.
Por exemplo, em 9 de novembro de 2024, a página 300 Guns no Facebook postou um meme ( arquivado ) dizendo: “Beyoncé e outros artistas musicais planejam parar de se apresentar em Estados Vermelhos”. A postagem exibia uma imagem mostrando um mapa dos condados dos EUA que as autoridades supostamente projetaram que Trump venceria na eleição de 2024.
Enquanto isso, em 10 de novembro, a página do SpaceX Fanclub no Facebook postou ( arquivado ), “Beyoncé anuncia boicote aos estados vermelhos: ‘Não vou me apresentar nesses estados.'” Além disso, a página do Facebook The Patriots Lovers postou um meme semelhante dizendo: “Beyoncé encerra shows em estados vermelhos e anuncia boicote: ‘Esta não é a minha América.'”
Vários usuários no Facebook , Instagram , Threads e X compartilharam esse boato sobre o anúncio de Beyoncé.
Um comentarista do Facebook em uma publicação promovendo a alegação disse: “Isso vai reduzir muito as performances dela.” Outra pessoa comentou: “A perda é deles, não das pessoas perspicazes e inteligentes dos Estados Vermelhos!” Outro comentou também perguntou sobre celebridades que apoiavam Harris: “Achei que TODAS elas estavam se mudando dos EUA?”..
Veja a apuração completa no site Snopes