Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳
Este vídeo mostra tropas indianas e chinesas dançando música bhangra após participarem do 7º exercício militar conjunto sino-indiano na China.
Três militantes, incluindo o procurado ‘comandante’ do Lashkar-e-Taiba (LeT) Usman Lashkari, foram mortos em duas operações anti-militância separadas na Caxemira em 2 de novembro de 2024. Dois policiais e dois jawans da CRPF também ficaram feridos nas operações. Nesse contexto, um vídeo de dança está se tornando viral nas redes sociais com a alegação de que, após a morte do comandante do LeT, tanto o Exército indiano quanto o chinês se entregaram a um pouco de dança e música.
A legenda do post diz: “Com base em informações específicas do MSS chinês, o Exército Indiano eliminou Usman, um temido LeT FT, ativo nos últimos 16-17 anos! Após eliminar com sucesso o porco, tanto o Exército Indiano quanto o Chinês se entregam a um pouco de dança e música”.
s-
Começamos a investigação com uma busca reversa de imagens no Google e os resultados nos levaram a uma reportagem do Indian Express de 2018, que trazia uma captura de tela do vídeo viral. A reportagem afirmava que, enquanto as tropas da Índia e da China se reuniam para o 7º exercício conjunto sino-indiano Hand-in-Hand 2018 em Chengdu, na China, os soldados de ambos os lados compartilharam um momento mais leve de dança. Agora, o vídeo do exército indiano ensinando os passos de Bhangra ao seu colega chinês encantou as pessoas online.
..
Veja a apuração completa no site Fact Crescendo 🇮🇳