Apurado pelo site Aos Fatos
É falso que o jornalista da GloboNews Guga Chacra chorou ao vivo após a confirmação da vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais americanas da última terça-feira (5). O vídeo compartilhado pelas peças de desinformação foi gravado em março de 2020, quando o jornalista se emocionou ao falar sobre a pandemia de Covid-19.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 73 mil visualizações no TikTok, 5.200 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (6).
Foi gravado em 2020, e não na última terça-feira (5), o vídeo que mostra Guga Chacra chorando durante um programa ao vivo. No registro, exibido na edição de 15 de março daquele ano do Manhattan Connection, o comentarista se emocionou ao falar sobre a crise sanitária de Covid-19 e foi consolado pelo apresentador Lucas Mendes (veja abaixo).
É fato, porém, que Chacra esteve ao vivo na GloboNews durante a apuração das eleições americanas, que confirmaram a vitória de Donald Trump. Ao longo da cobertura, no entanto, o comentarista não expressou reação similar à que aparece no vídeo compartilhado nas redes.
Veja abaixo um dos comentários do jornalista sobre a disputa pela Casa Branca:..
Veja a apuração completa no site Aos Fatos