Falso: Vans carregadas com 50.000 cédulas aparecem na Filadélfia durante reportagem ao vivo da MSNBC.

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

Nas horas anteriores à divulgação da Associated Press sobre o total de votos do ex-presidente Donald Trump na Pensilvânia, alguns usuários de mídia social — incluindo Trump — reclamaram que havia uma fraude em andamento na Filadélfia para ajudar a vice-presidente Kamala Harris.

Um usuário de mídia social disse em uma publicação de 5 de novembro que uma reportagem da MSNBC sobre uma próxima entrega de cédulas era suspeita.

“ÚLTIMAS NOTÍCIAS! Vans cheias com 50.000 cédulas aparecem na Filadélfia enquanto estão ao vivo na MSNBC. Então, eles dizem que mais 37.000 chegarão amanhã… COMO diabos eles sabiam quantas cédulas?!”, dizia o post X. “E COMO eles sabiam que era hora de filmar no momento EXATO??? PORQUE ISSO NÃO É NEM UM POUCO SUSPEITO!”

Em resposta à sua própria postagem, a pessoa disse: “ALGO DEVE SER FEITO IMEDIATAMENTE!!!” Encontramos outros usuários do X postando vídeos do relatório e alegando que ele mostrava algo nefasto. 

A NewsGuard, uma empresa que rastreia narrativas falsas online, disse que a alegação começou a se espalhar entre usuários conservadores de mídia social logo após a meia-noite. “Caminhões cheios de cédulas parando à meia-noite na Filadélfia. Nada para ver aqui, pessoal”, escreveu End Wokeness , uma conta conservadora com 3 milhões de seguidores. Essa postagem acumulou quase 8 milhões de visualizações até 6 de novembro…

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸