Verificado: Não, este vídeo não mostra um imigrante haitiano que votou várias vezes na Geórgia em Kamala Harris nas eleições de 2024 nos Estados Unidos

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

O secretário de Estado da Geórgia, Brad Raffensperger, classificou o vídeo como falso e disse que fazia parte de uma campanha de desinformação. O FBI e duas outras agências de inteligência dos EUA alegaram que o vídeo foi manipulado por “atores influentes russos” para levantar dúvidas infundadas sobre a integridade das eleições de 2024 nos EUA.
Está circulando um vídeo no qual um imigrante haitiano mostra várias carteiras de motorista e afirma tê-las usado para votar ilegalmente em várias ocasiões na candidata presidencial democrata Kamala Harris na Geórgia nas eleições de 2024 nos Estados Unidos.

O secretário de Estado da Geórgia, Brad Raffensperger, classificou o vídeo como falso e disse que fazia parte de uma campanha de desinformação. Além disso, ele pediu aos proprietários das redes sociais que removessem o vídeo de suas plataformas.

O FBI e duas outras agências de inteligência dos EUA alegaram que o vídeo foi manipulado por “atores influentes russos” para levantar dúvidas infundadas sobre a integridade das eleições.

“Os haitianos afirmam ter chegado aos EUA há apenas 6 meses e já possuem  documentos de legalidade que lhes permitem votar na Geórgia . Além disso, afirmam também que já votaram num distrito e vão votar noutro. É alarmante”,  indica uma publicação no X (antigo Twitter). Poucas horas antes do encerramento da votação nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, o conteúdo desinformativo inclui um vídeo de um suposto imigrante haitiano que diz ter votado na candidata presidencial democrata Kamala Harris  no condado de Gwinnett, Geórgia, e que vai votar novamente no condado de Fulton.  Isto é desinformação ,  como alertou o secretário de Estado da Geórgia, Brad Raffensperger, em comunicado  publicado em 1º de novembro de 2024. A comunidade haitiana que vive nos Estados Unidos esteve no centro da campanha depois que o candidato e ex-presidente Donald Trump  afirmou sem provas  durante o debate presidencial que vizinhos desta nacionalidade de Springfield, Ohio , estavam comendo os cães, gatos e animais de estimação dos vizinhos.

O Gabinete do Diretor de Inteligência Nacional (ODNI), o FBI e a Agência de Segurança Cibernética e de Infraestrutura (CISA) indicaram em comunicado que o vídeo foi fabricado como parte de  uma intervenção russa no país . Na verdade,  um  influenciador americano  disse à CNN  que  um propagandista russo lhe pagou 100 dólares para publicar este vídeo falso  de imigrantes haitianos que afirmam votar nas eleições de 2024 nos Estados Unidos “Não tenho ideia de onde veio [o vídeo] nem nada”. Sou apenas o cara que compartilhou isso”, disse o influenciador à CNN.

No  Factchequeado explicaram em diversas ocasiões que  os imigrantes que não são cidadãos não podem votar  para presidente, deputados ou governadores : esta é uma narrativa falsa. Além disso, para obter a cidadania norte-americana, a pessoa deve ter residência permanente no país há pelo menos 5 anos (ou 3 anos se for casada com cidadão norte-americano), de acordo com os Serviços de Cidadania e Imigração …

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷