Apurado pelo site UOL Confere
É falso que um garoto teve dedos e órgãos genitais comidos por uma porca em Belo Horizonte e que a família dele receberá R$ 2 cada vez que a foto do menino for compartilhada, como afirma áudio compartilhado nas redes sociais.
Uma criança sofreu ferimentos graves após ser atacada por uma porca no Ceará, e não em Minas Gerais, mas não teve dedos nem partes íntimas dilacerados. A família também não receberá qualquer quantia pelo compartilhamento da imagem, como afirmou a Meta, empresa responsável pelo WhatsAPP, ao UOL Confere.
A checagem foi sugerida ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.
O que diz o post
Por áudio, uma mulher explica como funcionaria a suposta ajuda aos familiares do garoto. “Cada pessoa do grupo se compartilhar essa foto dessa criança vai estar nos ajudando para os pais dessa criança estar fazendo a cirurgia dele em Belo Horizonte. Porque a porca comeu os órgãos genitais dele e dois dedos da mão dele. (…) Cada vez que um amigo passar para outro amigo, essa criança ganha R$ 2 e pode vir estar a reconstruir esse órgão que ele perdeu e esses dois dedos”.
Criança foi atacada por porca no Ceará, não em Minas Gerais. Por meio de uma busca reversa por imagem no Google, verifica-se que o caso aconteceu na zona rural da cidade cearense de Iguatu (CE) em 12 de outubro, e não em Belo Horizonte (MG) como dizem os posts enganosos. De acordo com o jornal local A Praça, o menino, de 2 anos, estava com o irmão, de 6, no quintal de casa. Ambos foram com o tio até a pocilga, onde o homem faria uma limpeza. Alguns filhotes se assustaram; uma porca atacou as crianças, derrubou o mais novo e começou a mordê-lo (aqui)…
Veja a apuração completa no site UOL Confere