Apurado pelo site Lupa
Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra uma eleitora norte-americana tentando votar no ex-presidente e candidato republicano à presidência dos Estados Unidos Donald Trump. Ao clicar no nome de Trump, ela não consegue confirmar o voto. Após algumas tentativas o nome da candidata Kamala Harris é selecionado. A legenda que acompanha o vídeo diz que todas as urnas de votação antecipada no estado de Kentucky estão “trocando votos” e selecionando automaticamente Kamala Harris. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
“Máquinas de votação do Kentucky ESTÃO SE RECUSANDO a deixar os eleitores selecionarem o nome de Donald Trump, selecionando automaticamente Kamala Harris”
O vídeo mostra uma questão pontual e não um problema generalizado em todas as urnas de votação no condado de Laurel, em Kentucky (EUA). Ao tomar ciência do suposto erro, as autoridades locais retiraram a urna eletrônica para análise. Tony Brown, um dos administradores eleitorais em Laurel, afirmou que sua equipe não conseguiu reproduzir o erro durante testes com a urna e que, de acordo com a eleitora, o voto foi computado corretamente. A fabricante da urna diz que o problema provavelmente foi devido a um erro do usuário…
Veja a apuração completa no site Lupa