Verificado: Não, Trump não postou sobre sexo oral e cachorros-quentes

Apurado pelo site Snopes

Horas antes do Dia da Eleição dos EUA em 2024, o ator e comediante de stand-up Patton Oswalt postou ( arquivado ) uma suposta captura de tela de uma postagem do Truth Social feita pelo ex-presidente Donald Trump. De acordo com a imagem, Trump postou em letras maiúsculas: “Eu não estava fazendo sexo oral no meu microfone, pessoal! Eu estava fingindo comer um corn dog enquanto esperava a equipe totalmente incompetente consertar meu microfone. Isso é pura interferência eleitoral! Notícias falsas!”

Após receber mais de 500.000 visualizações em questão de uma hora, a postagem de Oswalt desapareceu. No momento em que este texto foi escrito, o link da postagem exibia a mensagem ” Desculpe, essa postagem foi excluída”, indicando que Oswalt ou alguém que gerenciava sua conta removeu a postagem.

A verdade é que a postagem de Trump sobre sexo oral e corn dogs era falsa. Em 3 de novembro, a conta X @DarthPutinKGB — cuja biografia menciona conteúdo de paródia — postou ( arquivado ) a imagem em questão. Uma postagem popular do Reddit do mesmo dia também rotulou o assunto, “É sátira”.

No entanto, como PolitiFact relatou, o usuário Agent Self FBI (@FraudWatch89) — cuja biografia menciona paródia — pareceu postar originalmente ( arquivado ) a captura de tela falsa com um rótulo de “sátira” em 2 de novembro. O usuário apontou ( arquivado ) o rótulo em um post subsequente. Um ou mais usuários cortaram esse rótulo de “sátira” das repostagens. Como tal, classificamos esta verificação de fatos como tendo se originado como sátira.

Outros usuários também postaram a mesma imagem do suposto post de Trump na plataforma newsmast.social , Reddit , Threads , X e fóruns esportivos .

O ex-repórter do Snopes e atual gerente sênior de design educacional do The News Literacy Project, Dan Evon, compartilhou anteriormente os fatos sobre a postagem falsa, assim como o jornalista sênior da BBC Verify, Shayan Sardarizadeh …

Veja a apuração completa no site Snopes