Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que o terceiro colocado na eleição à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), declarou apoio e voto em Guilherme Boulos (PSOL) na disputa, como afirmam publicações nas redes. Não há registros públicos de que Marçal tenha manifestado apoio a Boulos. Em entrevista na sexta-feira (25), Marçal indicou que anulará o voto no segundo turno.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 150 mil visualizações no TikTok neste sábado (26) e circulam também no Kwai, em que somam milhares de visualizações.
Posts nas redes enganam ao afirmar que o empresário Pablo Marçal declarou apoio e voto em Guilherme Boulos no segundo turno da eleição para prefeito de São Paulo. Por meio de busca na imprensa e nas redes de Marçal, Aos Fatos não encontrou quaisquer registros públicos de que o empresário tenha declarado apoio e voto em Boulos.
No primeiro turno da eleição paulistana, Marçal ficou em terceiro lugar, atrás de Ricardo Nunes (MDB) e Boulos. Marçal entrevistou Boulos nesta sexta-feira (25) e foi questionado pelo ex-adversário sobre o voto no segundo turno. “Para mim, o número 5 na urna não funciona. Nem para apertar 50 [número de Boulos] e nem para apertar o 15 [de Nunes]”, disse Marçal, indicando que anulará o voto no domingo (27).
“Se um dia você falar que teve meu voto, foi porque você converteu para o conservadorismo, para o liberalismo. Você virou outra pessoa. Porque de esquerda você não vai ter meu voto”, completou Marçal, que está com a família na Itália e não confirmou se voltará ao Brasil para votar no segundo turno.
As peças enganosas difundem também uma imagem que retrata uma coletiva realizada por Marçal em 8 de outubro como se fosse o momento que o empresário declara apoio a Boulos, o que não ocorreu…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos