Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
RESUMINDO: Um gráfico alegando que o membro da oposição do parlamento queniano Junet Mohammed está prestes a apresentar uma moção de impeachment contra o presidente William Ruto está circulando nas redes sociais. Mas é falso.
Ele apresenta uma imagem do membro do parlamento do distrito eleitoral de Suna East , Junet Mohammed , que também atua como líder da minoria na assembleia nacional. O distrito eleitoral fica no condado de Migori , no oeste do Quênia. William Ruto é o presidente do Quênia.
O gráfico também inclui o logotipo da NTV Kenya e o número de SMS 20686 , sugerindo que é da estação de notícias.
Viralizou um dia depois que os senadores quenianos votaram pelo impeachment do vice-presidente Rigathi Gachagua, assim como a assembleia nacional havia feito uma semana antes. Gachagua é acusado de violar a constituição e má conduta grave. Um presidente queniano também pode ser acusado pelos mesmos motivos e sob o mesmo procedimento.
Mohammed é um aliado próximo do líder da oposição queniana Raila Odinga e membro do partido Orange Democratic Movement (ODM). Liderado por Odinga, o ODM é considerado o principal partido de oposição do país…
Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦