Verificado: Antigos trinados que criticam o magistrado da CNE são na sua maioria reais, não montagens

Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴

Através do nosso Gato Chequeabot , um leitor nos pediu para verificar um vídeo publicado pela conta do Instagram @Impacto24_7 no qual mostra screenshots de supostos trinados antigos da juíza do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) Alba Lucía Velásquez, no que insulta ex-presidentes Álvaro Uribe e Iván Duque, o ex-candidato presidencial Sergio Fajardo, o ex-procurador-geral Francisco Barbosa e o ex-secretário nacional Alexander Vega.

O vídeo tem uma capa que diz: “O magistrado com madeira de carcereiro”. É acompanhado da seguinte mensagem: “INCRÍVEL | A linguagem e o espírito petrista demonstrados pela ‘Magistrada’ da CNE, Alba Lucía Velásquez do Pacto Histórico. O mesmo que disse que a CNE não tinha competência para investigar a campanha do Petro e salvou o seu voto apesar das provas. Conheça-a” (sic).

Além disso, ouve-se a voz de um homem que diz: “Esta é a seleção de trinados de Alba Lucía Velásquez, uma das juízas encarregadas de atrasar e dificultar o processo de investigação levado a cabo pela CNE contra o presidente. campanha de Gustavo Petro. As publicações são apenas uma amostra de seus ataques nas redes sociais contra Iván Duque, Álvaro Uribe, Sergio Fajardo e o ex-procurador Francisco Barbosa. O que é alarmante não é a linguagem requintada do magistrado, mas o radicalismo virulento de um funcionário do sector judicial, cuja função deveria ser garantir a aplicação da justiça com imparcialidade e respeito pela Constituição (…)”. 

A publicação foi feita no dia 11 de outubro e conta com mais de 400 curtidas. O vídeo também foi transmitido no mesmo dia em sua conta TikTok , onde alcançou mais de 21 mil visualizações e conta com mais de 2 mil curtidas…

Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴