Apurado pelo site AAP 🇦🇺
AAP FACTCHECK – Alegações falsas de que o vírus COVID-19 nunca foi isolado e, portanto, não existe continuam a se espalhar nas mídias sociais.
O vírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, foi isolado diversas vezes.
A alegação é baseada em uma solicitação de Liberdade de Informação (FoI) enviada aos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA. A solicitação usou uma definição de “isolamento” para a qual não há evidências de que qualquer vírus exista.
Essa definição parece derivar de um critério desatualizado para determinar se um micróbio causa uma doença, desenvolvido em 1890, antes que os vírus fossem descobertos.
A alegação foi feita em uma publicação no Facebook intitulada “O maior golpe da história médica”, que compartilha uma captura de tela de uma publicação no X que diz: “O CDC confirmou que o vírus Covid nunca foi isolado.
“O CDC provou oficialmente que não há provas da existência da Covid em resposta a uma solicitação FOIA [FoI]. O que foi experimentado pelas pessoas a partir de 2000 pode muito bem ter sido a gripe comum que, curiosamente, desapareceu em 2020…
Veja a apuração completa no site AAP 🇦🇺