Apurado pelo site UOL Confere
Um vídeo de Fabiano Silva dos Santos, presidente dos Correios, é compartilhado no Facebook com um áudio falso para direcionar a um site suspeito. O usuário é levado a crer que precisa pagar uma taxa para liberar encomendas vindas do exterior, mas essa cobrança é um golpe.
A empresa afirma que o vídeo é falso e alerta para armadilhas envolvendo seu nome.
“Comprou Online e Não Recebeu? Informamos que sua encomenda está EM RETENÇÃO no centro de distribuição pela transportadora.”, diz a publicação.
Abaixo, há um vídeo de Fabiano Silva dos Santos, presidente dos Correios. “Comprou algo na internet e não chegou? Você sabia que sua encomenda pode não ter chegado por conta de estar retido nos Correios? (…) Seu pedido ainda pode chegar na sua casa. Clique no link abaixo e venha para nosso site oficial. Basta regularizar seu pedido e pronto”, diz a voz atribuída a ele.
Correios afirmam que vídeo é falso. Ao UOL Confere, a empresa disse “reiterar todas as informações publicadas no Portal Correios, reforçando a orientação aos clientes sobre a importância de utilizar o aplicativo e os canais oficiais dos Correios para acompanharem as entregas. No app, é possível rastrear encomendas e pagar tributos de importação, entre outros serviços”.
Voz de presidente dos Correios foi modificada por inteligência artificial. Ao submeter o vídeo à análise do TrueMedia.org (aqui e abaixo), especializado em identificar alterações nesse tipo de conteúdo, a ferramenta apontou “evidências substanciais de manipulação” e chamou a atenção para o “tom direto e focado para uma ação imediata” do usuário…
Veja a apuração completa no site UOL Confere