Falso: Lula tem domicílio eleitoral em São Bernardo do Campo e não poderia votar em Boulos

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que o presidente Lula (PT) desistiu de apoiar Guilherme Boulos (PSOL) e, por isso, não vai a São Paulo votar no segundo turno das eleições no próximo domingo (27). As peças de desinformação omitem que o domicílio eleitoral do presidente é em São Bernardo do Campo (SP) — e que, portanto, ele não poderia votar no candidato do PSOL. Lula participaria de um evento da campanha de Boulos neste sábado (26), mas decidiu não viajar após sofrer um acidente doméstico.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 2.000 curtidas no Instagram até a tarde deste sábado (26).

Publicações nas redes enganam ao sugerir que o presidente Lula teria desistido de viajar a São Paulo para votar em Guilherme Boulos, que disputa o segundo turno da eleição municipal. Os posts omitem que o domicílio eleitoral do presidente é São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, não a capital.

Lula decidiu não comparecer à votação de segundo turno em São Bernardo no próximo domingo (27) por conta de um acidente doméstico sofrido na última semana. Por ter mais de 70 anos, ele não é obrigado a comparecer ao pleito, de acordo com a legislação eleitoral.

O presidente também participaria de uma carreata de Boulos na avenida Paulista, na manhã deste sábado (26). O evento contou com a participação de outros petistas, como José Dirceu, o ministro Paulo Teixeira e a candidata a vice na chapa, Marta Suplicy…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos