Falso: Kamala Harris prendeu uma mulher por três anos por rezar.

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

A vice-presidente Kamala Harris sentenciou uma mulher a três anos de prisão só por rezar? Não, mas foi o que um vídeo viral no Instagram disse. “Essa mulher, tudo o que ela fez foi rezar na frente de uma clínica de aborto e ela vai pegar três anos! É ridículo!” uma mulher exclamou no início do clipe. O vídeo então mudou para mostrar a mulher em questão, Bevelyn Beatty Williams, que diz: “Vocês têm que votar. Vocês não podem deixar Kamala entrar. Essa é a administração de Kamala. Aquela mulher que me sentenciou, essa é a administração de Kamala.”

Esta publicação foi sinalizada como parte dos esforços da Meta para combater notícias falsas e desinformação em seu Feed de Notícias. (Leia mais sobre nossa parceria com a Meta , dona do Facebook e do Instagram.)

Williams foi condenada em fevereiro depois que um júri a considerou culpada por unanimidade de violar uma lei federal ao obstruir fisicamente o acesso a uma clínica de aborto em Manhattan e ameaçar pacientes e funcionários. Ela foi sentenciada em Manhattan pela juíza distrital dos EUA Jennifer L. Rochon. 

Williams não enfrentou nenhuma acusação relacionada à oração, que é protegida pela Primeira Emenda da Constituição dos EUA.

O PolitiFact não encontrou evidências de que Harris estivesse envolvida no caso de Williams…

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸