Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳
Em meio ao conflito em andamento entre Israel e Líbano, um vídeo mostrando um dano extenso após um ataque está se tornando viral nas mídias sociais. Usuários que compartilham o vídeo alegam que o Hezbollah atacou com sucesso outra base militar israelense.
Vamos verificar a verdade
Postagem no Facebook
s-
Começamos nossa investigação com uma busca reversa de imagens no Google e os resultados nos levaram a um artigo no Times of Israel com a captura de tela do vídeo publicado em 20 de novembro de 2023. O relatório menciona danos extensos na base do exército de Biranit no norte de Israel após um ataque de foguete do Hezbollah do Líbano. De acordo com o relatório, “Escaramuças entre as Forças de Defesa de Israel e o Hezbollah continuaram na segunda-feira em meio à guerra de Israel contra o Hamas na Faixa de Gaza, com o grupo terrorista apoiado pelo Irã disparando foguetes e lançando drones no norte de Israel, causando grandes danos a uma base do exército em um dos ataques”.
O relatório também publicou um tuíte com o mesmo vídeo e outro vídeo de novembro de 2023 com a legenda: “Imagens mostram grandes danos na base do exército de Biranit, no norte de Israel, após um ataque de foguete do Hezbollah do Líbano.
Em novembro de 2023, vários foguetes e morteiros foram disparados do Líbano contra as comunidades do norte de Arab al-Aramshe e Bar’am, bem como contra a base do exército Biranit em Israel. Embora nenhum ferimento tenha sido relatado, os ataques causaram grandes danos e um incêndio na base israelense Biranit. O relatório do Deccan Herald afirma: “O Hezbollah disse que atingiu a base militar Biranit, o quartel-general da 91ª Divisão do exército israelense, com dois foguetes Burkan — uma poderosa munição improvisada que o grupo está usando cada vez mais contra as forças israelenses”.
Assim, levando em conta todas essas evidências, podemos entender que um vídeo antigo do ataque do Hezbollah foi compartilhado como recente…
Veja a apuração completa no site Fact Crescendo 🇮🇳