Elisa Carrió, sobre a luta com a Nación pela coparticipação: “Os cidadãos da Cidade contribuem com 20% do PIB e 26% dos impostos”

A estimativa mais recente da participação da CABA no PIB é de 19,7%. Em todos os casos, a cidade contribui mais do que recebe.

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

O ex-deputado usou esses dados para apoiar o governo de Buenos Aires em sua reivindicação de fundos de coparticipação: a Nação os reduziu para 1,4% em 2020 e algumas semanas atrás a Suprema Corte, por precaução, fixou em 2,95%. 

A estimativa mais recente sobre a participação da Cidade Autônoma de Buenos Aires no Produto Interno Bruto é de 19,7%, cifra quase idêntica à mencionada por Carrió.

Com relação à contribuição tributária, existem vários cálculos, mas em todos os casos o Município contribui mais do que recebe por coparticipação.

Em entrevista ao canal Todo Noticias (TN), a ex-deputada e referência da Coalizão Cívica Elisa Carrió se referiu ao conflito entre a Nação e a Cidade Autônoma de Buenos Aires por fundos de coparticipação e a recente decisão da Corte Suprema de Justiça da Nação que ordenou devolver ao Governo de Buenos Aires parte dos fundos que a Nação havia retirado em 2020. “ Os cidadãos da Capital contribuem com 20% do Produto Bruto de toda a Nação e 26% do os impostos , e o que eles não têm nenhuma parceria? Eles vão ter menos coparticipação do que Tierra del Fuego?” disse Carrió.

A afirmação do líder da Coalizão Cívica-ARI é verdadeira: a cidade contribui para o produto nacional com 20% do total e seus cidadãos contribuem em impostos mais do que o governo de Buenos Aires recebe por coparticipação federal . 

..

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷