Uma corrente viral voltou a circular no Facebook indicando: “Hoje a fiscalização do uso do celular começa quando você dirige. Multa $ 147.000 pesos. Nem quando o semáforo está vermelho pode ser usado” (sic). Isto é falso.
Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
A partir de fevereiro, na Cidade de Buenos Aires, o uso do celular ao volante, a falta do cinto de segurança e as curvas indevidas serão fiscalizados eletronicamente por meio de câmeras . Atualmente, essas infrações de trânsito são sancionadas manualmente.
Em decorrência disso, voltou a circular uma corrente viral no Facebook que indica: “Hoje a fiscalização do uso do celular começa quando você dirige. Multa $ 147.000 pesos. Nem quando o semáforo está vermelho pode ser usado” (sic). Isto é falso.
Ao contrário do que aponta a cadeia viral, os valores das multas por uso de celular variam de R$ 7.571 a R$ 15.142. Além disso, no que diz respeito ao desconto de pontos, a infração do sinal vermelho subtrai 5 pontos, assim como dirigir utilizando o celular.
A partir de fevereiro, na Cidade de Buenos Aires, o uso do celular ao volante, a falta do cinto de segurança e as curvas indevidas serão monitorados eletronicamente por meio de câmeras . Atualmente, essas infrações de trânsito são sancionadas manualmente.
Em decorrência disso, voltou a circular uma corrente viral no Facebook que indica: “Hoje a fiscalização do uso do celular começa quando você dirige. Multa $ 147.000 pesos . Nem quando o semáforo está vermelho pode ser usado. Partilhem… para que fiquem informados” (sic). A informação está supostamente atribuída à conta “@AlertasTransito”.
Isto é falso. O site da conta “AlertasTransito” -que fornece informações de trânsito e transporte- se encarregou de comunicar a falsidade da rede: “Esta multa não se aplica em nenhum território da Argentina e, além de notícias falsas, o valor teria foram retirados do país vizinho do Chile” (sic). A declaração foi replicada na conta do Twitter à qual é atribuída a origem da desinformação…