Apurado pelo site Cotejo 🇻🇪
Por Cotejo.info
Em meados de setembro, durante uma visita controlada a Caracas, capital da Venezuela, o Tiktoker e influenciador argentino Diego Omar Suárez (Michelo2.0), afirmou que no centro de detenção conhecido como El Helicoide, “ não há pessoas torturadas . ”
A afirmação foi registrada em um vídeo de um passeio pelas instalações esportivas do Helicoide, onde também funciona a sede do Serviço Bolivariano de Inteligência (Sebin), órgão de segurança que segundo fontes documentais é utilizado pela administração de Nicolás Maduro para prisões políticas. .
A equipa do Cotejo.info focou a sua lupa jornalística nesta afirmação e verificou que é mentira que as pessoas não sejam torturadas no El Helicoide, como afirmou o influenciador argentino “Michelo”.
A Venezuela teve eleições presidenciais em 28 de julho, nas quais o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) declarou o governante e presidente, Nicolás Maduro, o vencedor. Os resultados anunciados pelo árbitro geraram uma crise política no país devido à falta de transparência, reconhecimento internacional e à não publicação dos registros de escrutínio.
Para pesar isto, a administração de Nicolás Maduro convidou influenciadores e comunicadores de esquerda para percorrer o país e falar positivamente sobre as suas políticas governamentais…
Veja a apuração completa no site Cotejo 🇻🇪