Apurado pelo site Politifact 🇺🇸
A candidata democrata ao Senado de Michigan, Elissa Slotkin, está enfrentando ataques enganosos por causa de um acordo de confidencialidade que ela assinou e que, segundo seus oponentes políticos, a torna “uma ameaça à segurança nacional”.
Em 8 de outubro, durante um debate entre Slotkin e seu desafiante republicano, o ex-deputado dos EUA Mike Rogers, o Partido Republicano de Michigan postou uma imagem no X do que parecia ser um trecho de um documento com a assinatura de Slotkin.
“Ela assinou um acordo secreto com uma empresa de baterias chinesa ligada ao PCC”, dizia o post. “#ShanghaiSlotkin é uma ameaça à segurança nacional.”
A empresa chinesa à qual o post se referia é a Gotion, uma subsidiária americana da empresa chinesa Gotion High-Tech Co. Ltd. O governo de Michigan deu à empresa milhões em subsídios e incentivos fiscais para construir uma fábrica de componentes de bateria perto de Grand Rapids. Rogers e outros políticos republicanos criticaram a fábrica por preocupações com a segurança nacional.
Mas o acordo de confidencialidade completo de 11 de janeiro de 2022 que Slotkin assinou — parte do qual foi extraído do post Michigan GOP X — não foi com Gotion. Foi com a Michigan Economic Development Corp., uma parceria público-privada que trabalha no desenvolvimento de negócios em Michigan…
Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸