Apurado pelo site Politifact 🇺🇸
Faltando apenas algumas semanas para o dia da eleição, uma conta pró-Donald Trump X alegou ter conhecimento privilegiado de que o candidato democrata a vice-presidente e governador de Minnesota, Tim Walz, teve “um relacionamento inapropriado com uma menor” quando era professor de escola pública.
A conta X, que posta sob o nome de usuário @DocNetyoutube e atende pelo nome de “Black Insurrectionist”, é conhecida por espalhar alegações infundadas. Em setembro, a conta X elevou a conta não verificada de que um denunciante da ABC News disse que a rede conspirou com a campanha da vice-presidente Kamala Harris para armar o debate presidencial a favor de Harris.
Em 13 de outubro, o Black Insurrectionist postou que um ex-aluno não identificado de Walz havia contatado a conta X em agosto, alegando que Walz havia abusado sexualmente dele na década de 1990, quando ele era aluno da Alliance High School, em Nebraska.
Por meio de mais de 20 postagens compartilhadas ao longo de quase 48 horas, o Black Insurrectionist construiu a narrativa em torno dessa alegação. Mas muitas das supostas evidências continham inconsistências e imprecisões. E a conta X nunca ofereceu provas verificáveis para apoiar a alegação.
Ainda assim, algumas das postagens X do Black Insurrectionist sobre Walz foram visualizadas milhões de vezes. E essa história sem fundamento se espalhou para outras plataformas de mídia social, incluindo Facebook , Instagram , Threads e TikTok …
Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸