Falso: É falso que Lula tenha sido nomeado líder do Hezbollah ao usar lenço

Apurado pelo site UOL Confere

É falso que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha sido aceito como o novo líder do movimento xiita libanês Hezbollah, como afirmam posts nas redes sociais.

O vídeo original em que ele usa um lenço típico do Líbano é de um evento não oficial da agenda do presidente, em São Paulo, ocorrido antes do ataque ao líder do Hezbollah.

No vídeo, Lula aparece, primeiro, ao lado de uma pessoa que coloca a keffiyeh em sua cabeça. Na sequência, aparecem Fernando Haddad, atual ministro da Fazenda, e outro homem com uma camiseta preta na qual está escrito Alyah. Os quatro posam para fotos e vídeos, enquanto sorriem e fazem o sinal de positivo com as mãos.

Em uma das versões compartilhadas, sobreposto ao vídeo, pode-se ler: “Lula é aceito como novo líder do Hezbollah! Façam chegar ao conhecimento dos israelenses!.”

No Facebook, um post traz o seguinte texto: “Lula é aceito como novo líder do Hezbollah! Sempre do lado errado da história; bandidos, contra família … Façam chegar ao conhecimento dos israelenses!”

Vídeo foi gravado antes da morte do líder do Hezbollah. As imagens originais foram divulgadas pelo empresário brasileiro de origem libanesa Issam Sidom. Ele mostra um evento não oficial da agenda do presidente, ocorrido em 29 de junho em São Paulo, em que Lula coloca uma vestimenta da cultura do Líbano, sem cunho político ou religioso (aqui). O chefe do Hezbollah, Sayyed Hassan Nasrallah, sofreu um ataque israelense e foi dado como morto no dia 27 de setembro, nos subúrbios ao sul de Beirute, no Líbano (aqui)…

Veja a apuração completa no site UOL Confere