Apurado pelo site E-Farças
Político brasileiro teria virado piada internacional ao ter nome vazado em uma cena de filme entre os bandidos mais procurados do mundo! Será verdade?
A cena começou a ser compartilhada nas redes sociais na segunda quinzena de setembro de 2024 e mostra o personagem do ator Mark Ruffalo manuseando pastas com nomes de bandidos procurados pelo FBI, quando um nome brasileiro aparece. O trecho teria sido retirado aos 40 minutos do filme “Um Truque de Mestre: Segundo Ato”, e o nome que aparece em uma das pastas é “Lula”, o que gerou inúmeras publicações sobre a chacota que o nosso país teria virado para o resto do mundo.
O filme, segundo o que se espalhou, estaria fazendo uma referência ao então ex-presidente Lula, que seria preso em 2018 sob acusação de lavagem de dinheiro e corrupção passiva.
Será que isso é verdade mesmo?
É verdade que o nome Lula aparece em uma das pastas dos bandidos mais perigoso, no filme Um Truque de Mestre 2, mas isso não é nenhuma referência ao político brasileiro!
A cena que gerou o rumor acontece aos 40 minutos do filme que estreou em 2018, mas Lula, no caso, é uma das personagens do longa-metragem.
Na película, um grupo de mágicos volta a se reunir para desmascarar um jovem gênio da informática, cujo novo lançamento coleta dados pessoais dos usuários. Lizzy Caplan interpreta Lula May, que ocupa o posto de “personagem feminina” deixado por Isla Fisher no primeiro “Truque de Mestre”. Após inúmeros rumores, Isla explicou que não pode participar da continuação da franquia devido a conflitos de agenda relacionados à sua gravidez.
A verdade mesmo é que o nome “Lula” só não aparece na versão dublada da produção norte-americana. Por alguma razão, talvez para justamente não haver associação equivocada com o nome do petista, a equipe de dublagem resolveu mudar o nome Lula para Lola na versão brasileira.
Assista ao resumo dessa checagem em vídeo:
É verdade que o nome “Lula” aparece em uma cena de Um Truque de Mestre 2 colado em uma das pastas com nomes de bandidos procurados pelo FBI, mas trata-se da personagem Lula May, cujo nome foi dublado em português como “Lola”!..
Veja a apuração completa no site E-Farças