Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳
Um vídeo de uma senhora viajando em um ciclo-riquixá sendo assediada por algumas crianças está se tornando viral nas redes sociais. Usuários estão alegando que a senhora é uma turista estrangeira visitando a Índia, mas assediada pelos muçulmanos no país.
No entanto, o Fact Crescendo descobriu que o vídeo foi compartilhado sem o contexto adequado. Este é um incidente de Bangladesh e não da Índia. A moça no vídeo é a atriz Mishti Subas e uma apoiadora de Sheikh Hasina.
Qual é a alegação?
Compartilhando o vídeo, um usuário de mídia social escreveu: ” Você só pensa. Esses jihadistas não estão nem poupando estrangeiros. Que imagem do país essa senhora levará de volta com ela? “
Facebook
s-
No começo do vídeo, notamos que um dos veículos na estrada está carregando um número de registro escrito em bengali e, ao mesmo tempo, não parece ser uma placa de registro indiana. Abaixo você pode ver a imagem.
Uma busca reversa de imagens do Google em um quadro-chave nos levou ao mesmo vídeo postado pelo Times Now News no Facebook em 1º de outubro de 2024. De acordo com as informações, a mulher no vídeo é a atriz Mishti Subas, uma apoiadora de Sheikh Hasina. Ela foi assediada por comemorar o aniversário de Sheikh Hasina cortando bolo em Bangladesh.
Também encontramos uma versão mais longa do vídeo viral em um canal do YouTube chamado Ittefaq Digital. Neste vídeo, Mishti Subas pode ser vista cortando um bolo na frente da mídia e do público. As crianças ao redor dela começaram a provocá-la e assediá-la. Ela também pode ser ouvida falando fluentemente a língua bengali. Depois de cortar o bolo, ela sentou em um riquixá, mas as crianças continuaram a vaiá-la e assediá-la.
..
Veja a apuração completa no site Fact Crescendo 🇮🇳